Tiago 4:11- “Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.”
Se você já começou a se monitorar e observar as palavras que saem da sua boca deve ter percebido que reclama e critica mais do que imaginava. Em média vamos demorar de 4 a 8 meses para conseguir cumprir o desafio e isso mostra quão difícil é pra nós controlarmos nossa língua.
Se você pensar bem você não tem 21 dias. Sua vida se resume ao hoje. Então é apenas um dia sem reclamar, sem murmurar, sem criticar. Gálatas 5:16 diz que se andarmos no Espírito não vamos satisfazer os desejos da carne. Esse é o segredo!
Vamos refletir um pouco hoje sobre a crítica. O que é criticar? “Criticar é a reclamação com arestas afiadas” Significa encontrar defeitos em alguém ou alguma coisa.
Por que criticamos tanto? Normalmente nossa intenção é diminuir a outra pessoa. Quem fere está ferido. Se não conseguimos dizer alguma coisa boa é melhor não abrirmos a boca. Pois não é possível promover transformações positivas nos outros e em nós apenas com críticas.
Que tal elogiar, aconselhar? Procure o lado bom das pessoas e das situações. Quem procura, acha!
TAREFA: Não continue uma conversa onde se há críticas. Não dê ouvidos a esse tipo de palavras. Diga para a pessoa algo de bom, conduza a conversa de maneira edificante. A partir de hoje decida elogiar as pessoas à sua volta. Que tal 3 elogios por dia, pelo menos?