Somos obras primas de Deus, cada uma com sua função nesse mundo. Somos vasos nas mãos de Deus. E cada uma tem sua forma. Vamos entender melhor como acontece a formação desse “vaso" que somos nós?
1º Sua formação espiritual. Deus dá a cada cristão dons espirituais. I Cor. 12: 8-11. Os dons são dados para a edificação uns dos outros. Este dom que Deus lhe deu, aponta para o ministério que Ele quer lhe usar. Você tem uma ideia do dom do Espírito sobre você? Comece a servir e então descobrirá seus dons. Se edificou os outros, então é um dom dado por Deus.
Os dons são mandamentos praticados de modo otimizado. Ou seja, todos temos o mandamento de evangelizar, mas os que evangelizam com facilidade, com sucesso, com disciplina, com força devem desconfiar que tem o dom de evangelistas!
Todos temos que ofertar, mas os que tem mais condições e que tem bom coração e que conseguem sacrificar-se para ofertar talvez seja a dica que tem o dom de contribuir ou repartir (Romanos 12.6-8).
Todos temos que fazer tudo, mas quando faço muito bem um dos mandamentos, talvez ele seja o meu dom. Todos os dons são casos particulares e otimizados de algum mandamento. Todos temos que obedecer os mandamentos, mas nem sempre temos dons para tudo. Pela prática dos mandamentos, vamos vendo qual deve ser nosso dom.
2º Opções do coração: Quais são seus interesses? O que você gosta de fazer? O que te deixa entusiasmada? Quando você faz o que ama fazer, ninguém precisa motivá-lo, desafiá-lo ou inspecioná-lo. Você faz com eficiência.
3º Recursos pessoais: Os recursos pessoais são os talentos com os quais você nasceu, são os talentos naturais. Algumas pessoas têm habilidade com as palavras.... Outras têm habilidades atléticas... Outras são boas em matemática, ou música, ou mecânica.
O que você faz melhor do que ninguém? Em que você se distingue? Administração? Bordados? Culinária? Trabalhos artísticos? Música? Pintura? Invenções? Ensino? Vendas? Deus combinou nosso ministério com nossas habilidades. Não importa no que você é bom... você deve fazê-lo para Deus, servindo aos outros. Pois, nosso Deus não desperdiça habilidades.
4º Modo de ser: Quando Deus fez você, Ele quebrou o molde e o jogou fora. Nunca houve, nem jamais haverá alguém igual a você. Sua personalidade, seu modo de ser afetará como e onde usará suas habilidades e dons. Se conheça! Olhe menos pro espelho e mais pra dentro de você.
5º Áreas de experiência: Você é composta pelas experiências que você teve na vida. Algumas delas foram ótimas... e outras não tão boas... Terríveis, quem sabe. Mas algo interessante sobre Deus, é que Ele jamais desperdiça uma dor. Na verdade, é muito provável que seu ministério mais significativo surja de sua dor mais intensa. Examine suas experiências e extraia lições aprendidas.
Existe algo que Deus fez na sua vida? Uma dor aguda, uma ferida, uma depressão que Ele tenha curado? (...) Talvez Deus queira usar isto, sua experiência, sua história para curar outros. 2 Coríntios 1:4: “ É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.”
Para finalizar: Se você só serve quando lhe é conveniente, então não é um servo, de verdade. Verdadeiros servos fazem o que é necessário mesmo quando é inconveniente.