Os 5 propósitos expostos nesse livro podemos ser vistos no grande mandamento e na grande comissão.
Amar a Deus – fazemos isso por meio da adoração que é o primeiro propósito da sua existência.
Amar o próximo- amamos os outros quando os servimos e isso por meio do ministério, seu segundo propósito.
Ir e fazer discípulo- é a nossa missão, o evangelismo
Batizar as pessoas- quando batizadas somos incluídas na família de Deus e envolve a comunhão
E por último, Jesus disse para ensinar os novos discípulos todas as coisas, isso indica o discipulado para nos tornarmos parecidas com Jesus.
Precisamos ter equilíbrio nessas 5 tarefas. Não adianta só saber, conhecer a verdade. É preciso praticá-la. O desafio de hoje é fazer uma auto avaliação da nossa vida espiritual. Como anda sua fé? Tem cumprido cada propósito?
Anote o que tem aprendido em dum diário da sua vida espiritual. Tem uma frase que diz: Os pensamentos se desembaralham quando passam pelos dedos.” Olha que interessante que está registrado em números 33:2 “ Por ordem do Senhor Moisés registrou as etapas da jornada deles.” Graças a Deus que Moises não foi preguiçoso e anotou a jornada do povo e podemos ter acesso a tudo isso hoje. Sua vida é uma jornada e merecer ser registrada.
Estude esse livro e a palavra de Deus com um grupo de cristãos, pois isso vai ajudar vocês a crescer ainda mais em entendimento da vontade de Deus. Quando lemos, conversamos e pensamos sobre o que lemos podemos perceber melhor como aplicar na nossa vida as verdades aprendidas e teremos mais convicção de tudo isso. Em grupos pequenos podemos aprender uns com os outros. Somos incentivadas e recebemos apoio nas nossas dificuldades. Fomos feitas para crescer juntas não separadamente.
Transmita os outros o que já aprendeu, assim você continuará crescendo. Quem sabe que deve fazer o bem e não faz nisso está pecando é o que a bíblia nos diz. Quanto mais conhecimento temos mais responsabilidades teremos e mais cobranças também. Então transmita o que tem aprendido até aqui. Isso para o crescimento do Reino para a gloria de Deus.
Ele não quer só que vivamos com propósitos, mas que ajudemos outros a viver também. Como diz Rick Warrem: “Independente de sua idade, o resto de sua vida pode ser a melhor parte dela e você pode começar hoje a viver com propósitos.”