Deus nos deu habilidades, dons e capacidades e deseja que usemos pra glória dele. Por isso, devemos nos concentrar naquilo em que somos bons, não querer ser ou fazer aquilo que Ele não nos chamou.
Se conheça! Descubra quem Deus quer que você seja e o que ele quer que você faça. Avalie seus dons e habilidades. As outras pessoas vão confirmar seus dons. Experimente, tente, sirva em várias áreas. Você irá descobrir no que é boa. Se envolva nos ministérios em sua congregação local.
Leve em consideração aquilo que gosta de fazer e procure conhecer a sua personalidade. Você é extrovertida ou tímida? Racional ou mais emocional? Gosta de trabalhar em equipe ou sozinha? Tudo isso te ajudará a usar todo o seu potencial para a glória de Deus.
Quais suas experiências de vida? Suas dores, fracassos, traumas? O que aprendeu com tudo isso? Extraia lições: como Deus trabalhou em cada um deles? Como você pode ajudar outros através dessas experiências?
Aceite como Deus te fez. Ele sabe o que é melhor pra você. Somos repreendidas em Romanos 9:20,21 quando diz: “Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? "Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim? O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso?”
Fomos formadas para os propósitos de Deus, não devemos rejeitar e querer ser outra pessoa ou de outra forma. Aceite suas limitações. Ninguém é bom em tudo. Não se compare. Não queira atender as expectativas dos outros. Isso é uma cilada de Satanás para nos tirar a alegria de servir.
Em Gálatas 6: 4 diz: “Que cada pessoa examine o seu próprio modo de agir! Se ele for bom, então a pessoa pode se orgulhar do que fez, sem precisar comparar o seu modo de agir com o dos outros.”
Quando nos comparamos podemos ficar desmotivadas porque os outros fazem algo melhor que a gente ou podemos nos tornar arrogantes por nos achar boas demais no que fazemos. Busque elogios apenas do Senhor.
Desenvolva sempre suas habilidades e capacidades porque senão poderá perdê-las. Faça o máximo com o que Deus lhe deu. Se usar bem sua habilidade, com certeza Deus aumentará para você servi-lo ainda mais.
Sempre podemos melhorar em algo. Quem tem o dom de ensinar pode se aprimorar nessa tarefa. Então, dê o seu melhor para Deus. Continue treinando. No céu serviremos a Deus eternamente.”
“Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.” Isto está escrito em 1 Coríntios 9:25. Pense nisso e use o que Deus te deu da melhor maneira.