Vamos começar a mensagem de hoje lendo 1 Co 10:13 que diz: “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar.”
Há sempre uma saída para a tentação. Ela não é mais forte do que podemos suportar. Para derrotar a tentação precisamos ficar atentas a algumas coisas.
Primeiro- redirecione sua atenção para outra coisa. A bíblia diz para resistirmos ao diabo não à tentação. Quando tentamos resistir a um pensamento estamos o fortalecendo. Continuaremos pensando nele. Então a melhor coisa a se fazer é desviar a atenção para outra coisa.
A batalha contra o pecado é vencida na mente. Aquilo que pensamos vai gerar uma emoção e essa emoção vai ativar um comportamento. Nós agimos baseados no que sentimos. Portanto, ignorar uma tentação é mais eficiente que tentar combate-la.
Mantenha sua mente ocupada com a Palavra de Deus. Substitua os pensamentos maus por pensamentos bons. Conhecemos muito bem Filipenses 4:8 que diz no que devemos pensar, né? Escolha com cuidado naquilo em que vai pensar. Fique atenta ao que entra em sua mente pela mídia: seja pela televisão, filmes, vídeos.
Segunda dica para derrotar a tentação é: compartilhe sua luta com uma irmã em Cristo. Se você tem um hábito persistente, um vício e sempre tem caído nas mesmas tentações você precisa de ajuda. Precisa de alguém que ore por você e com você.
Alguém a quem você pode prestar contas e que te incentivará. A bíblia fala claramente para confessarmos os nossos pecados. Expor o que sente, o que tem passado é o início da cura.
Agora vou citar uma frase do livro: “Esconder a dor só a intensifica. Os problemas crescem na escuridão, tornando-se cada vez maiores; mas expostos à luz da verdade murcham. Suas enfermidades tem a medida de seus segredos. Então tire a máscara, pare de fingir ser perfeito e venha para a liberdade”
Normalmente escondemos as coisas porque somos orgulhosas. Queremos mostrar que está tudo bem, que temos tudo sobre controle. Mas se você não pode falar de algo é porque ele já está fora de controle na sua vida. Lembre-se que Deus resiste aos soberbos, mas aos humildes concede sua graça.
Terceira sugestão para vencer a tentação é: resistir ao diabo. Isto está em Tiago 4:7. Estamos em uma guerra apesar de muitas vezes nos esquecermos disso. A armadura para essa guerra está em Efésios 6:17 “Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.”
Tenha convicção da sua salvação, você está protegida por Cristo.. Use a Palavra de Deus para atacar o inimigo. Jesus usou na sua tentação no deserto. Então, memorize as escrituras. Ela é fundamental nessa guerra.
O quarto fundamento para derrotar a tentação é: perceber sua vulnerabilidade. Não seja orgulhosa ou muito confiante em si mesma. Evite situações que lhe provoquem. Todos estamos propensos a cair. Aprenda a depender de Deus.
E você, tem a quem pedir ajuda na hora da tentação? Consegue controlar seus pensamentos e resistir ao diabo? Deus te abençoe nessa batalha diária!