Efésios 4:15 diz: “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”. Esse é o desejo de Deus que cresçamos espiritualmente.
Quando nos batizamos entramos na família de Deus e somos bebês na fé, mas precisamos querer amadurecer, desenvolver o caráter de Cristo em nós. Isso exige esforço, constância, compromisso.
Agora me diga: com que você está comprometida? Quais compromissos tem assumido? Tem assumido o compromisso de se destacar no trabalho para receber uma promoção? Assumiu o compromisso de participar de uma prática esportiva? Ou seu principal compromisso é se destacar no curso que está fazendo? Nossas escolhas tem consequências eternas. Pense nisso!
Olha o que Paulo diz em Filipenses 2:12,13: “Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.”
Essa passagem mostra que temos a nossa parte a fazer e que Deus opera em nós também para nos transformar. O Espírito de Deus trabalha conosco, não apenas em nós. Leve seu crescimento a sério.
Todo o processo começa na mente. Olha o que Provérbios 4:23 nos diz: “Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.” Sua forma de pensar, determina sua forma de sentir que que vai influenciar na sua forma de agir. Então, precisamos ter a mente de Cristo.
Essa mudança de mente é o arrependimento. Quando mudamos aquilo que pensamos e fazemos para pensar e fazer como Deus. Olhar a vida e as pessoas com o olhar dEle..
Os pensamentos de Jesus não eram egocêntricos e egoístas. Pessoas imaturas não conseguem dar, apenas receber. Pensar nos outros é a marca da maturidade. Podemos ver sobre isso em Romanos 15:2,3 a: “Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não agradou a si mesmo”.
Em que área ou relacionamento você precisa começar a pensar como Deus? A pensar não do seu jeito, mas do jeito de Deus? A melhor evidência de crescimento espiritual é quando começamos a pensar mais nos outros e menos no que preciso ou sinto. Vamos decidir crescer e não mais viver como as pessoas deste mundo.