DIA 21- PROTEGENDO SUA IGREJA

Efésios 4:3 diz: “Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” É nosso dever promover a unidade, a comunhão no corpo de Cristo. Para isso se concentre no que tem em comum com seus irmãos, não nas diferenças. Deus quer unidade não uniformidade. Foi Ele que nos fez diferentes. Aceitemos isso como algo belo e bom.


Não espere pela perfeição. Existe uma grande diferença entre o ideal de comunhão e a realidade. Você será decepcionada, mas não deixe de congregar por isso. Somos todos imperfeitos, mas ainda assim, somos uma família em Cristo.


Se envolva, contribua para o crescimento do Corpo. Incentive, não critique. Olha o que a bíblia diz em  Romanos 14:4: “Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar.” 


Seremos julgados pelo padrão de Cristo e não pelo nosso entendimento. O Juiz é Deus. Cuidado com o julgamento. Ele é um pecado e portanto te afasta de Deus, mostra seu orgulho e insegurança, prejudica a comunhão da Igreja e nos coloca na situação de ser julgada por Deus.  Queixar, acusar, criticar é papel do acusador que é Satanás.


Para proteger a unidade da Igreja não podemos dar ouvidos à fofocas. Quando falamos de algo que não cabe a nós onde não somos parte do problema, nem da solução estamos fofocando.


Se alguém começar a falar algo de alguém tenha coragem de dizer: pare, não preciso ouvir isso. Fale diretamente com a pessoa. A maioria dos desentendimentos na Igreja acontecem pelas próprias ovelhas, não pelo lobo. Gálatas 5:15 diz: Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.” Cuidado com suas palavras.


Em Mateus 18:15-17 temos a orientação de que se um irmão pecar contra mim devo ir a ele e lhe mostrar seu erro, se ele não aceitar devo levar mais uma ou duas pessoas para serem testemunhas.  Se a pessoa não aceitar devo levar o caso à Igreja. 


Nossa tendencia é falar com outros sobre um conflito. Nos falta coragem para tratar diretamente com a pessoa. Precisamos buscar em Deus sabedoria para essas situações para assim evitar mais problema no corpo de Cristo.


Uma outra maneira de proteger a Igreja de Deus é honrando aos líderes, presbíteros. Ore por eles, incentive-os, demostre amor e apreço. Eles fazem muito pelo corpo.


Podemos tornar a congregação que frequentamos um local aconchegante, amoroso para receber novos membros. Se importe com os outros.  Romanos 14:19 diz: “esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua.”