DIA 20- RESTAURANDO A COMUNHÃO QUEBRADA

Falamos até agora de dois grandes propósitos para nossas vidas: o primeiro de que fomos planejadas para agradar a Deus e o segundo que fomos formadas para fazer parte da família de Deus.


A mensagem de hoje é ainda sobre o segundo propósito. Deus deseja que tenhamos bons relacionamentos, que aprendamos a amar. Saber se relacionar é uma marca de maturidade espiritual. É desejo de Deus que sejamos conhecidos como Igreja pelo amor que temos uns pelos outros.


Se você quer ser conhecida como filha de Deus então seja uma pacificadora. Olha o que Jesus disse em Mateus 5:9: “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.” 


Trabalhe pela paz, se esforce para resolver conflitos. Algumas vezes precisaremos evitar conflitos, em outras resolver e em outras provocar conflitos. Busque a direção de Deus em todos os seus relacionamentos!


Se você está em conflito com alguém ore a Deus antes de falar com a pessoa. Deus pode mudar o seu coração e mudar o coração da outra pessoa. Não se apresse a falar para outros. Busque a Deus primeiro. Desabafe com ele suas frustrações e raivas. Só Ele pode suprir suas necessidades. 


Tome sempre a iniciativa. Não fique esperando o outro dar o primeiro passo. Restaurar a comunhão perdida é fundamental. Não deixe para depois, pois com o tempo as mágoas vão se aprofundar. E seu relacionamento com Deus está interrompido. Então, procure um momento tranquilo, um local adequado para resolver os conflitos.


Ouça mais e fale menos. Tente compreender os sentimentos da pessoa envolvida. “Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros” (Fp 2:4). Tenha compaixão.

 
A paciência vem do conhecimento e este vem de escutar o outro, conhecer o que se passa em seu coração. Quando compreendemos os sentimentos dos outros entendemos suas ações. A bíblia diz em  Provérbios 19:11: “A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão.” 


Escutei outro dia uma história verídica de um homem que estava muito cansado e entrou no metrô para ir para casa. Queria apenas descansar no trajeto. Mas entrou um homem com três crianças que faziam muita bagunça, gritavam, estavam agitadas e perturbaram o vagão inteiro. O homem que queria descansar ficou tão irritado com a situação e principalmente porque o pai das crianças não fazia nada. 

Então chegou perto dele e pediu para controlar as crianças, para fazer alguma coisa. Aquele pai estava abatido e disse que ia tentar, mas que os filhos dele estavam daquele jeito porque eles tinham acabado de receber a noticia do falecimento da mãe deles. Estavam voltando do hospital. Na mesma hora aquela indignação mudou para compaixão e ele começou a cuidar das crianças.


Quando nos esforçamos para entender o que se passa no coração descobrimos a causa das atitudes das pessoas e assim fica mais fácil a resolução dos problemas. Agrade aos outros, busque o bem delas. Cristo fez isso por você! 


Confesse seus erros. Admita suas falhas. Não busque culpados. Fale de maneira branda. O que você fala é tão importante quanto como você fala. A bíblia diz que no que depender de nós devemos ter paz com todos. Então, faça a sua parte. Promova a paz, seja uma pacificadora.


Você precisa restaurar o relacionamento com alguém? Ore sobre isso agora. Não deixe para depois.