A Bíblia diz em Efésios 5:10: procurem descobrir quais são as coisas que agradam ao Senhor. Temos visto que esse deve ser o nosso objetivo de vida. Agradar ao nosso Criador, fazê-lo sorrir.
Vamos aprender hoje com Noé que foi um homem que agradou a Deus. Gênesis 6:8 diz que Deus aprovou o que Noé fazia.
Vemos na história contada na Bíblia que Noé amava a Deus. Tinha um relacionamento com Ele. Em Oséias 6:6 Deus diz que: Amar a Deus é o primeiro mandamento. E não é de qualquer jeito é de todo o coração, toda força, toda alma.
Noé confiava em Deus. Ele nunca tinha visto chuva. Construiu um barco gigantesco sem entender muito bem. Como colocaria os animais lá, quando seria isso... Enfim, Noé poderia ter questionado, reclamado. Mas a Bíblia fala que ele fez tudo conforme Deus ordenou.
Noé foi criticado, aguentou zombarias e teve muito trabalho. Ele demorou 120 pra construiu a arca. Mas ele agradou a Deus porque teve fé. A Bíblia fala em Hebreu 11:6 que sem fé é impossível agradar a Deus.
E nós temos vivido por fé? Ou temos feito e o obedecido só o que dá sentido pra nós, só quando entendemos? Muitas vezes vivemos como filhos adultos, que sabem o que faz e que não precisa da ajuda e conselho do pai.
Para deixar mais claro a questão da confiança pense em uma pessoa que diz que vai passar com uma bicicleta em cima de uma corda sobre um abismo. Você pode até crer que ele consiga fazer isso, mas se ele te chamar pra ir na garupa da bicicleta você não vai. Lhe falta confiança.
Fazemos Deus sorrir quando o obedecemos incondicionalmente. Noé fez tudo conforme ordenado. Ele seguiu as recomendações sobre as medidas da arca, madeira a ser usada, quantidade de animal a ser colocado.
Não precisamos entender tudo para obedecer. Precisamos de uma coração humilde e que confia. Para obedecer imediatamente e completamente . Mesmo que não entendamos ainda. O autor Rick Warren diz que a obediência libera a compreensão.
Se a obediência não é total significa desobediência. Pense comigo. Você pede seu filho para ir à padaria pra comprar pão. Se ele traz pão, leite, picolé e pirulito, ele te obedeceu? Claro que não. Obedecer parcialmente ou ao nosso jeito desagrada a Deus.
Quando obedecemos a Deus mostramos que o amamos. É um ato de adoração e agrada a Deus.
Outra maneira de fazer Deus sorrir é quando agradecemos e o louvamos. Noé fez isso quando saiu da arca. Gratidão alegra o coração de Deus e nos deixa felizes também.
Nosso Criador nos dotou de habilidades e dons e fica feliz quando usamos os o que ele nos deu. Quando tentamos ser outra pessoa ou desprezamos como fomos criados estamos desprezando a Deus.
Você é um vaso e não tem o direito de questionar porque foi feito assim. Deve apenas ser útil onde ele te colocar. Então, use todos os recursos que Ele te deu para a glória dele. Se não sabe seus talentos comece a praticar. Você vai descobrir. Ele nos fez com grande potencial. Precisamos explorar pra descobrir.
Agradeça a Ele pelo modo como te fez, pela natureza à sua volta. Admire, observe, desfrute. Isso agrada a Ele.
Deus te ama independente das suas falhas. Ele não espera perfeição para começar a te amar. Ele sabe que somos pó. O que ele olha é o desejo do nosso coração.
Pra ficar mais claro vou dar um exemplo: você chega na sua cozinha, no dia do seu aniversário e ela está toda bagunçada. E você descobre que seu filho ou filha de 6,8 ou 10 anos resolveu fazer um bolo surpresa. Você o xingaria ou ficaria feliz por causa da intenção do coração dele?
Nós podemos fazer muitas coisas erradas, podemos fazer muita bagunça, mas Deus sabe do intento do nosso coração.
Confie nele e o faça sorri!