16 -  O QUE REALMENTE IMPORTA

O autor começa esse capítulo dizendo: “Viver consiste em amar”. Verdade simples, mas que nos esquecemos. Sabemos que Deus é amor e por isso, Ele quer que aprendamos a amar. Pois, quando amamos estamos agindo como Ele. Se Ele é nosso Pai devemos parecer com ele, certo?

Amar é difícil porque vai contra nossa tendência egoísta. E a bíblia nos alerta que devemos fazer o bem principalmente à nossa família na fé. Amar aos irmãos da Igreja tem de ser prioridade. João 13:35 registra o que Jesus disse sobre isso: “Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros". Quando amamos os irmãos estamos dando um bom testemunho  aos de fora. O amor é a marca da família de Deus!

Para aprendermos a amar precisamos de pessoas por perto. É impossível aprender a amar vivendo solitariamente. O amor deve ser nosso alvo, nossa prioridade. Isso significa valorizar os relacionamentos. Paulo disse que tudo deve ser feito com amor. Sem amor não vale nada.

No velho testamento Deus deu 10 mandamentos para os homens. Desses 10 quatro eram sobre o relacionamento com Deus e seis sobre o relacionamento com as pessoas Primeiro aprendemos a amar a Deus e depois as pessoas.

Sambemos disso tudo, mas no dia a dia as pessoas ficam com os restos, com as sobras do nosso tempo e energia.  Preocupamos muito com as nossas realizações, com a posse de bens materiais e temos pouco tempo para as pessoas que realmente importam pra nós. 

Aquilo que é urgente toma lugar do que é mais importante. A vida é muito mais do que trabalhar, ganhar dinheiro e  pagar contas. Será que você realmente precisa de tudo que tem? Precisa de tudo que deseja e que o marketing te oferece?

Madre Teresa disse certa vez: “ Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz que realmente importa. O amor é duradouro e deixa uma herança duradoura. Diferente dos bens materiais.

Não espere chegar no leito da morte para valorizar o que importa. Qualquer pessoa que está nos seus momentos finais nessa vida aqui ela não quer por perto seu relógio importado ou seus diplomas. Ela quer as pessoas que ama por perto. Aprenda essa lição antes desse dia chegar.

Deus irá nos avaliar e saber se crescemos espiritualmente com base nos relacionamentos que ele nos deu. Ele não vai perguntar quantos cursos você fez ou quanto recebia por mês. Ele vai querer saber como tratou as pessoas, como amou o seu próximo. Uma frase de Rick Warrem para você pensar: “Por que Deus deveria lhe dar outro dia, se você vai desperdiça-lo?”

Como você utiliza seu tempo? Pense bem, pois a melhor expressão do amor é o tempo. Por isso, o maior presente que você pode dar para alguém é o seu tempo. Pois é uma quantia fixa. Você não pode produzir mais tempo como consegue dinheiro. Então invista tempo, ou seja, sua vida, nos relacionamentos. Não ame apenas de palavra ou língua, mas de fato e de verdade como está 1 Joao 3:18.

Rick Warrem diz: “Sempre que você dá seu tempo, está fazendo um sacrifico, e o sacrifício é a essência do amor.” Se dê pelos outros. Assim como Jesus se entregou por nós.

Pra você pensar vou fazer algumas perguntas? Com quem você precisa passar mais tempo? O que tem deixado para amanhã, mas deveria fazer hoje? O que precisa tirar da sua agenda para conseguir amar as pessoas? Quais sacrifícios precisa fazer para cumprir esse mandamento? O melhor momento para amar é agora. Não perca tempo!