DIA 3 - O AMOR NÃO É EGOÍSTA

Este é o terceiro dia de nosso desafio. Já falamos sobre a paciência e sobre a bondade. 

Hoje vamos tratar do egoísmo.  Assunto fácil de entender, mas difícil de praticar. Vamos analisar e perceber como falhamos nesse ponto. O mundo nos ensina a priorizarmos nossa aparência, sentimentos e desejos pessoais. Nos incentivam a buscar a felicidade a qualquer custo. Dentro do casamento esse pensamento se torna visivelmente doloroso.

Se algum dia existiu alguma palavra que significasse o contrário de amor, essa palavra seria egoísmo. Infelizmente é algo enraizado em nós desde o nascimento. Quase todas as ações pecaminosas já cometidas podem ser relacionadas a um motivo egoísta. Odiamos nos outros, mas justificamos em nós. Já pensou nisso? Por que será que esperamos tão pouco de nós mesmas, mas estabelecemos padrões tão elevados para o nosso marido?  É difícil de engolir, mas a resposta é que somos todos egoístas.

Quando nosso esposo coloca os interesses, desejos e prioridades dele à frente dos nossos é sinal de egoísmo. Quando nós reclamamos constantemente sobre o tempo e a energia gastos em suprir as necessidades do nosso marido é também sinal de egoísmo. 1 Coríntios 13:5 diz que o amor ‘’não busca os seus próprios interesses”. O verdadeiro amor busca maneiras de dizer “sim”. Somos inclinadas a cuidar bem do outro ser humano falho que escolhemos para compartilhar a vida.

Ações generosas podem ser egoístas se o objetivo for vangloriar-se ou receber alguma recompensa. Então, se você faz algo ainda que bom, para manipular seu marido você ainda está sendo egoísta. O ponto principal é a decisão entre amar os outros ou amar a si mesma.

Não tem como agir com amor e ao mesmo tempo com egoísmo. Escolher amar seu marido lhe levará a dizer “não” aos seus desejos, para que você diga “sim” às necessidades dele. Isso é colocar a felicidade do seu companheiro acima da sua própria vontade.

O amor nos traz uma alegria interior. Quando você prioriza o bem-estar do seu marido, uma satisfação interior, que não pode ser adquirida através de ações egoístas, nasce dentro de você. Esse é um benefício criado por Deus e reservado para aqueles que verdadeiramente demonstram amor.

Ninguém lhe conhece tão bem como seu marido. Isso significa que ninguém reconhecerá tão rápido a mudança quando você começar a sacrificar, deliberadamente, os seus desejos e vontades para se assegurar de que os desejos dele estão sendo satisfeitos. Se você acha difícil sacrificar seus próprios desejos para beneficiar seu esposo, então você tem um problema mais profundo com o egoísmo do que imagina.

Agora vou te fazer algumas perguntas para você refletir. Seja sincera e se analise profundamente.- Você deseja o que é melhor para seu marido?

- Você quer que ele se sinta amado por você?

- Seu marido acredita que os maiores interesses dele estão em sua mente?

- Ele vê você buscando os seus interesses em primeiro lugar?

Seu marido também tem o desafio de amar uma pessoa egoísta, não é mesmo? Então, seja a primeira a demonstrar amor verdadeiro. Filipenses 2:3 nos alerta: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considere os outros superiores a si mesmos”Deu pra refletir e tomar consciência da situação?  

Hora de praticar o que ouvimos, então. Aquilo em que colocamos tempo, energia e dinheiro será mais importante para nós. É difícil se importar com algo em que a gente não está investindo, não é verdade? 

DESAFIO

Além de evitar comentários negativos, compre para seu esposo alguma coisa que diga: Eu estava pensando em você hoje!!Te espero no próximo dia da nossa jornada de O desafio de amar. Esse livro é uma publicação da BV Books e sua narração foi autorizada.