Você já ouviu falar em Trindade? Essa palavra não está na Bíblia, mas revela que Deus é tratado como “trino”- Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito. São três pessoas da divindade iguais entre si, com papeis diferentes, com personalidade distinta, mas são um em essência, natureza e propósito.
Pode ser um pouco complexo compreender Deus como sendo um e três ao mesmo tempo. A palavra “Elohim”é um termo para Deus no Velho Testamento, mas está na forma plural. Em Gênesis 1:26 diz: “Façamos o homem à nossa imagem…”Deixando claro que são mais de um na criação.
Um outro exemplo nas escrituras que podem clarear esse conceito é no batismo de Jesus quando o Espírito desce em forma de pomba sobre Jesus e a voz do Pai anuncia: “Este é meu Filho amado.. (Mateus 3:17). Outra passagem que deixa claro a existência dos três é João 15:26 quando Jesus fala do Consolador, que é o Espírito, que será enviado pelo Pai. 1 Pedro 1:2, Efésios 2:18 e Mateus 28:19,20 também deixam claro a presença da Trindade em nossa vida espiritual.
Em relação a Deus Pai Ele é sempre retrato com pronome pessoal masculino. Mostrando ele como Criador, Jeová, o Todo Poderoso e Senhor. A Bíblia mostra Deus Pai sempre acima de todos em amor, sabedoria, poder, justiça. Ele deve ser adorado e só chegamos a Ele por meio de Jesus Cristo. O único mediador é Jesus . 1 Timóteo 2:5 confirma isso: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”
Por meio de Jesus, Deus Pai, criou todas as coisas. O Filho de Deus é que veio a essa terra e morreu na cruz por nós. “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai (Filipenses 2:9–11).
O terceiro membro da divindade é o Espírito Santo. Ele é o conselheiro, nosso guia e instrutor. Ele habita em nós após o batismo. 1 Coríntios 6:19, 20 deixa claro que somos templo do Espírito Santo e também sabemos que foi Ele quem inspirou os homens que escreveram a Bíblia.
As três pessoas da trindade coexistem eternamente e possuem papeis distintos. Pode ser difícil compreender, mas aceitamos por fé. As coisas do Espírito se discernem espiritualmente e muitas coisas não iremos compreender completamente enquanto estivermos nesse corpo, mas pelas sagradas escrituras podemos ver a ação de cada um.